Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Woman in Politics

Millennials are changing the future of politics

Millennials are changing the future of politics

A Woman in Politics

15
Out19

Um “descomplicador” do Liberal

João Cotrim de Figueiredo, recentemente eleito deputado pelo Iniciativa Liberal em entrevista à Lusa defende um desagravamento fiscal para uma taxa de IRS única de 15%, por duas razões.

Primeiro, por uma questão de simplificação, “porque o número de horas passadas a submeter e verificar declarações tem um valor económico brutal e que não está devidamente contabilizado”. Segundo, por ser uma política para combater a fuga de talentos para o estrangeiro, talentos que logo no terceiro ou quarto ano das suas vidas profissionais entram em escalões com taxas marginais de 38% ou 40%.

Vamos lá por partes. Primeiro, alguém se esqueceu de dizer ao deputado do Iniciativa Liberal, que Portugal pode não estar na pole position das economias europeias, mas esse tipo de cálculos de IRS já são automáticos (o argumento não pega). Isto de estar constantemente a comparar o socialismo português com o socialismo da Venezuela está a baralhar o partido.

Segundo, fui fazer as contas e percebi que para pagar uma taxa de 38 a 40%, o jovem talento (solteiro e sem filhos) iria receber entre 8000 a 11000 mês. Se é legítimo o Iniciativa Liberal ter como alvo este tipo de eleitorado? Claro que sim, também precisam de representação. Mas que os outros eleitores, principalmente os que percebem pouco de política, entendam quais são as verdadeiras causas do Iniciativa Liberal. 

Penso que será escusado dizer que uma flat rate de 15% se ia traduzir num aumento de impostos para aqueles que hoje pagam menos de 15% de IRS. Façam as contas e já sabem quem são ;)

 

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • cheia

    Mas, na legislatura anterior, tinha só um deputado...

  • A woman in politics

    O PAN elegeu mais do q um deputado

  • cheia

    Por que razão é que o PAN. foi exceção!

  • Maria

    Pelos vistos é! Espero que a dita comissão resolv...

  • Anónimo

    a comissão paralamentar vai resolver

Mensagens

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D